“É a oportunidade de realizar um sonho, de aprender e passar esse aprendizado para frente e, com isso, ajudar os mais necessitados”. A frase de Maria da Conceição da Costa Alves resume o sentimento de muitas mulheres que participam do programa “Mulheres Mil”.
Conceição é uma das 10.000 mulheres que fazem parte do programa do governo federal, realizado esse ano, por intermédio dos Institutos Federais em todo o país. O IFMG atende a 200 mulheres em duas cidades mineiras onde possui campi: Ribeirão das Neves, em parceria com a Cidade dos Meninos, e São João Evangelista.
Na aula inaugural do programa, em Ribeirão das Neves, uma plateia com cerca de 100 mulheres, a maioria delas acompanhadas pelos maridos, filhos e até netos, ouvia atentamente as palavras daqueles que estavam na bancada dirigindo-se especialmente a elas.
As palavras de Conceição explicam a atenção. “Muitas pessoas dizem que Neves é esquecida, porque não é sempre que aparece uma oportunidade por aqui. Dessa vez, apareceu! Então temos que agarrar com unhas e dentes”.
Ao fazer uso da palavra, o diretor do Campus Ribeirão das Neves, prof. João Bosco Perdigão, ressaltou que “parte da verba que vai para as bolsas poderia ser utilizada pelo IFMG na manutenção dos cursos, mas o Instituto optou por custear as despesas”.
Já o reitor do IFMG, prof. Caio Mário Bueno Silva, se disse muito emocionado ao conhecer um pouco mais da estrutura da “Cidade dos Meninos”. Ele destacou que “o lema da entidade é o resgate da dignidade humana, justamente o que o ‘Mulheres Mil’ está fazendo no país por meio da educação”.
O professor também frisou que, “apesar de o Brasil ser a 6ª economia do mundo, quase 80 milhões de brasileiros não tem uma profissão definida. O ‘Mulheres Mil’ é apenas uma das respostas a isso. Afinal, até 2014 mais de 100 mil mulheres estarão formadas pelo programa”.
Presentes
Fizeram parte da aula inaugural, ainda, o superintendente da Cidade dos Meninos, Celso Paulino Fernandes, a coordenadora de ações de Extensão do IFMG, Cláudia Helena de Magalhães, a vice-prefeita Maria Bárbara Leite e os profs. Joana D’ark Pimentel e Rodrigo Zouain. Também estiveram presentes servidores da Reitoria e do Campus Ribeirão das Neves.
Segundo a coordenadora de ações da Extensão, Cláudia Helena de Magalhães, o programa tem por objetivo promover a capacitação profissional dessas mulheres e a elevação de sua escolaridade, resgatando, com isso, sua auto-estima. No campus Ribeirão das Neves são oferecidos os cursos de Alimentação, Estética, Confecção e Infraestrutura.