Uma reunião na Câmara Municipal, realizada nessa quinta-feira (23), mobilizou vereadores, secretários municipais, alunos, professores e funcionários ligados ao Poupança Jovem para esclarecer questionamentos feitos pelos participantes do programa em Ribeirão das Neves.
A secretária municipal de Ação Social, Gláucia Guimarães, ressaltou que o município tem interesse em continuar com o programa em 2012, e que a suspensão das atividades e a demissão dos funcionários foi feita por determinação do Estado.
O secretário de Finanças, Alderano Arja, explicou que a Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado (Sedese) está averiguando as Prestações de Contas anteriores e encontrou inconsistências nos dados fornecidos pela APRECIA - Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) responsável pela execução do programa na cidade - nos exercícios de 2009 e 2010. Segundo Alderano, a entidade solicitou à Prefeitura mais uma semana para regularizar a documentação junto à Sedese.
Angustiados com a indefinição sobre a continuidade do programa, os alunos pediram empenho das autoridades para impedir o encerramento do Poupança Jovem no município, uma vez que o mesmo é muito importante para o futuro dos jovens e de suas famílias. Os vereadores fizeram coro com os estudantes e aprovaram algumas deliberações, como a convocação de uma agenda junto à Sedese para buscar esclarecimentos sobre a continuidade do Programa e a convocação do representante da APRECIA para prestar esclarecimentos sobre a prestação de contas referente aos anos de 2009 e 2010.
Embora não tenha mandado nenhum representante, a Sedese divulgou nota informando que a Prefeitura enviou a documentação de retificação das prestações de contas e, em breve, o repasse será regularizado. Ainda segundo a nota, a Secretaria afirma que o programa não será cancelado em Ribeirão das Neves e que, por ser feito diretamente na conta corrente do aluno, o pagamento da bolsa aos alunos concluintes está assegurado.