A Polícia Militar (PM) vai apurar uma confusão na noite dessa terça-feira (9) durante uma abordagem a moradores do bairro Tony, em Justinópolis.
O conflito entre policiais e moradores aconteceu na rua e a vizinhos gravaram parte da briga, que resultou até em tiros de alerta para o alto. Confira aqui o vídeo.
De acordo com a PM, os militares foram até ao local depois de uma denúncia anônima contra dois irmãos que têm passagens por trafico e roubo.
Após abordagem ao suspeito, uma aglomeração de pessoas se formou em torno dos militares. Um policial usou uma arma de choque elétrico para imobilizar um dos suspeitos. Um dos PMs fez vários disparos para cima com objetivo de dispersar as pessoas. Outro trecho do vídeo mostra os policiais puxando o cabelo da mãe dos suspeitos, que é imobilizada e colocada na viatura.
Segundo denúncia dos moradores, o homem foi espancado no meio da rua e nada foi encontrado com o suspeito. Para os vizinhos, houve abuso dos militares.
Ao fim da abordagem, quatro pessoas foram presas: os dois suspeitos de tráfico, a mãe deles e mais um parente, que foram ouvidos na delegacia e, como a polícia não encontrou nada de irregular, foram liberados.
Veja na íntegra a nota da Polícia Militar:
A PM, através do Major Jarbas, Comandante de Justinópolis, esclarece que desde a troca de tiros entre policiais e traficantes na região, no último final de semana, onde dois traficantes vieram a óbito, tem sido frequente a investida de pessoas contra os policiais por determinação do tráfico de drogas. Na noite anterior, os policiais checavam denuncia feita através do 181, disque denuncia do Estado, dando conta de um outro tráfico de drogas no local dos fatos. Quando da averiguação, dois dos denunciados, sendo um rapaz e um moça, irmãos, passaram a desacatar os policiais. Quando receberam voz de prisão reagiram e, no momento em que estavam sendo contidos, apareceram mais familiares que atacaram os PM e insuflaram a população. Na confusão, a mãe dos presos também atacou os policiais para impedir a prisão, sendo necessário o uso de força física para contenção de todos. Em primeiro momento foi usado uma arma de impulso elétrico e a mulher que está no solo caiu com a descarga elétrica. Ainda sem conseguir conter os ataques os militares se viram obrigados a efetuar disparos de arma de fogo para o alto, com a intenção de afastar as pessoas que investiam contra eles. Com a chegada de reforços policiais, quatro pessoas foram presas e conduzidas para delegacia. Reforça ainda que hoje já foi instaurada uma apuração para verificar se houve algum excesso na atuação dos militares.