Foto: Divulgação / PMMG
A morte de um perueiro a tiros na tarde desta sexta-feira (15), em Esmeraldas, terminou com protestos violentos, com a queima de três coletivos e a prisão de pelo menos 15 pessoas por envolvimento com os atos de vandalismo, segundo a Polícia Militar (PM). O ato teria sido motivado pela morte de três perueiros nas últimas 24 horas.
O homicídio aconteceu na LMG-432, na altura do bairro São Pedro, próximo à divisa com Ribeirão das Neves, por volta das 15h. O homem, que não teve a identidade divulgada pela polícia, trabalharia com o transporte ilegal.
O comandando do 40º Batalhão da PM explicou à imprensa que os perueiros se revoltaram com o homicídio e atearam fogo em um ônibus e em seguida incendiaram pneus, fechando a rodovia. Logo em seguida, um outro grupo incendiou outros dois veículos de transporte coletivo na cidade, desta vez no bairro Santa Cecília. Segundo a PM, foi necessário o uso de força, com disparos de bala de borracha e bombas de gás lacrimogênio para controlar os manifestantes.
Os militares conseguiram ainda apreender dois veículos carregados com vários galões de gasolina usados durante o vandalismo, que provavelmente seriam usados para incendiar outros veículos.