Um detento de 20 anos foi estrangulado e morto dentro da cela onde cumpria pena no presídio Inspetor José Martinho Drumond, em Ribeirão das Neves, na noite dessa quinta-feira (28).
Maurício Ferreira dos Santos foi encontrado caído, com marcas de violência pelo corpo, por um agente penitenciário, durante vistoria de rotina. Questionado, os colegas de cela da vítima, de 22 e 25 anos, confessaram o assassinato. A dupla afirmou que eles os estrangularam com as mãos.
Em nota, a Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) informou que os agentes teriam ouvido um barulho de briga em uma das celas da unidade e, ao chegarem ao local, encontraram o detento enforcado e desacordado. A equipe médica da unidade foi até a cela para tentar reanimá-lo, mas não obteve sucesso. A direção-geral da unidade instaurou uma investigação preliminar para apurar o caso no âmbito administrativo.
A vítima estava presa por estupro e roubo. Ele chegou a fugir e foi recapturado em fevereiro deste ano ao cometer um novo roubo. Já os suspeitos, um cumpria pena por tráfico de drogas e o outro por homicídio.