Condenado a 15 anos de prisão por envolvimento na morte de Eliza Samudio, Luiz Henrique Ferreira Romão, o Macarrão, poderá ir para o regime semiaberto após avaliação de comportamento. De acordo com o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), por trabalhar e estudar na prisão, ele atende a critérios para ter a pena diminuída em 425 dias, isto é, um ano e 60 dias.
Para conseguir a progressão de pena, ainda é necessária a elaboração de um laudo que ateste o bom comportamento do preso. O estudo é feito por uma comissão formada por psiquiatras, psicólogos, assistentes sociais e de segurança, segundo a Justiça. O prazo é de até 30 dias, podendo ser prorrogado.
O amigo do ex-goleiro Bruno Fernandes cumpre pena no Complexo Penitenciário Nelson Hungria, em Contagem. Ele trabalha na fábrica de gesso do local. A defesa tenta transferí-lo para a Associação de Proteção e Assistência ao Condenado (APAC) de Itaúna, no Centro-Oeste de Minas Gerais.
A atualização da pena será publicada nesta sexta-feira (4), quando passa a valer. O benefício foi deferido graças aos 1.134 dias trabalhados e 570 horas estudadas por Macarrão.
Luiz Henrique havia sido preso por uma ação no Rio de Janeiro em 2011. Ele foi detido preventivamente entre os dias 9 de setembro daquele ano e 23 de novembro de 2012, data em que foi condenado por homicídio qualificado e ele foi detido preventivamente pelo caso envolvendo Eliza Samúdio.