Um agente penitenciário de 32 anos foi preso, na tarde desta segunda-feira (27), após ser flagrado por uma viatura da Polícia Militar (PM) tentando assaltar uma mulher que havia acabado de sacar R$ 7.000 em uma agência bancária do bairro Céu Azul, na região da Pampulha, em Belo Horizonte.
De acordo com a Polícia Militar (PM), uma viatura fazia patrulhamento pelo bairro por volta das 14h quando avistaram o suspeito fugindo e a vítima pedindo por socorro em um ponto de ônibus. O agente desceu do carro, apontou a faca para a vítima e pediu a bolsa. Ela resistiu e conseguiu se desvencilhar dele, momento em que começou a gritar e ele saiu correndo, quando os policiais chegaram e o abordou.
Para surpresa dos policiais, ao ser verificada a identidade do suspeito, foi descoberto que se tratava de um agente penitenciário concursado da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds). Ainda de acordo com o militar, o suspeito vinha agindo há pelo menos três meses na região, entre a manhã e a tarde, sempre abordando mulheres em pontos de ônibus ou próximo de escolas.
Com o agente penitenciário os policiais localizaram dois celulares, provavelmente roubados, e a faca usada nos assaltos. O veículo usado por ele, um Fiat Palio de cor vinho, tinha queixa de furto e foi apreendido pela PM.
A Seds confirmou que o agente é funcionário efetivo de seu quadro, desde 2009. Segundo a secretaria, ele está lotado na Central de Escoltas, em Ribeirão das Neves. A pasta também informou que será instaurado um processo administrativo para apurar a conduta do servidor, paralelamente às investigações da Polícia Civil.