A Polícia Civil realizou, na manhã dessa segunda-feira (13), em Belo Horizonte, a operação Carajás, que terminou com 11 mandados de prisão e 14 de busca e apreensão cumpridos. De acordo com a PM, a quadrilha era investigada, inclusive, por sequestro, roubo de cargas e caminhões na capital e interior, inclusive em Ribeirão das Neves.
Cerca de 80 policiais civis se reuniram às 5h desta manhã para deflagrarem o trabalho. O nome da ação faz referência ao bairro onde a maioria dos veículos foram recuperados. O principal suspeito de coordenar a quadrilha de furto e roubo de veículos, Rafael Ângelo de Souza Alves Filho (21), foi preso em casa. Ainda há membros da gangue considerados foragidos e outro que já havia sido preso.
Segundo a Polícia Civil, as primeiras pistas surgiram após monitoramento de redes sociais em que os suspeitos tentavam negociar materiais roubados. Após quase um ano de investigações e cerca de 100 veículos recuperados na área onde os suspeitos moravam, foi constatado o envolvimento deles em crimes de roubo, furto e receptação de veículos, roubo de cargas, sequestro e clonagem.