Um homem de 35 anos foi detido na tarde deste domingo (20) ao tentar entrar no Presídio Inspetor José Martinho Drumond, em Ribeirão das Neves, com um alicate cortante, oito pedaços de seguetas e dois celulares escondidos no ânus.
De acordo com informações de um agente penitenciário, o suspeito não passava pelo raio-X, porque apresentou um laudo médico informando que era doente. Segundo a Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), o relatório apresentado pelo visitante dava conta que ele era portador de um marca-passo. Ainda segundo a secretaria, o suspeito estava sendo monitorado pelo pelo setor de Inteligência do Presídio.
Como ele usa marca-passo, estava impossibilitado de passar pela revista por meio de aparelho Body Scan, porém, neste domingo, ele foi submetido à revista sem o uso de raio-X antes de entrar na unidade.
Dentro do ânus do suspeito, foram encontrados oito pedaços de seguetas, um alicate, duas brocas, quatro pregos, dois celulares e três chips. A suspeita é que o criminoso tenha entrado outras vezes na unidade prisional portando esse tipo de objeto, já que ele era resguardado pelo relatório médico. O funcionário não informou que tipo de relatório era e por que ele impedia que o suspeito fosse vistoriado pelo raio-X.
O suspeito e todo material apreendido foram encaminhados à 10ª Delegacia de Plantão da Polícia Civil, onde a ocorrência foi encerrada. A partir de agora ele está à disposição da Justiça. Ainda segundo a Seds, as investigações ficam a cargo da Polícia Civil e a direção-geral do Presídio instaurou um Procedimento Interno para apurar o ocorrido.