A Polícia Civil prendeu nessa quinta-feira (12), em Santa Luzia, na região metropolitana de Belo Horizonte, parte de uma quadrilha que fraudava exames de legislação em todo o Estado, inclusive Ribeirão das Neves, logo depois do fim de uma prova de legislação.
Segundo o delegado de trânsito de Santa Luzia, Christian Nunes de Andrade, os criminosos fazem parte de uma quadrilha que convence pessoas - que apresentam dificuldade em passar em exames de legislação - a pagarem pela aprovação. "Geralmente, as pessoas que pagam são humildes e possuem pouco estudo", disse o delegado.
Ele explicou, ainda, que o esquema funciona da seguinte maneira: um dos bandidos, o chamado laranja, realiza a prova no lugar do real candidato. Para isso, ele falsifica a carteira de identidade, colocando sua foto no lugar da de quem realmente deveria estar fazendo a prova.
Sistema biométrico seria solução
O delegado Christian Nunes de Andrade acredita que a única maneira de coibir esse tipo de crime é implantando o sistema de identificação biométrico. Por meio desse sistema, os candidatos precisam confirmar as impressões digitais antes de realizarem a prova. Ainda assim, ele acredita que podem haver fraudes, mas o aparelho dificulta a ação dos criminosos.
Christian acrescentou que a quadrilha atua em toda a região metropolitana e que os mesmos laranjas realizam provas em várias cidades, como Ribeirão das Neves e Sabará. Para impedir que isso continue acontecendo, o delegado vai enviar ao Detran um relatório com todos os casos investigados pela delegacia da Polícia Civil de Santa Luzia.