A primeira diretoria da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Agência RMBH) foi empossada nesta quarta-feira (1º), pelo governador Aécio Neves, em cerimônia no Palácio da Liberdade. Com a operacionalização da Agência RMBH, a Região Metropolitana passa a contar com uma autarquia territorial e especial que tem por objetivo promover o desenvolvimento integrado dos 34 municípios da Grande BH e dos 14 que sofrem diretamente influência da capital, incluídos no Colar Metropolitano.
“Estamos entregando às comunidades, aos prefeitos e às Câmaras de Vereadores da Região Metropolitana, não só uma agência do mais elevado nível técnico, mas uma instituição que será também parceira dedicada e produtiva nos grandes projetos do futuro. A partir de agora, o Governo de Minas pode compartilhar ainda mais informações, propostas, planos, projetos, recursos e decisões que pertencem, de fato, aos 5 milhões de moradas da Região Metropolitana de Belo Horizonte”, afirmou Aécio Neves em seu pronunciamento.
Durante a solenidade, que contou com a presença de diversas autoridades, entre deputados, vereadores, prefeitos das cidades da RMBH e lideranças políticas, também foi empossada a nova diretoria executiva da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Granbel), que será presidida nos próximos dois anos pelo prefeito de Lagoa Santa, Rogério Avelar.
“Não existe dúvida de que a Região Metropolitana de Belo Horizonte passou pela transformação mais profunda de sua história e hoje constitui o núcleo mais ativo e eficiente de modernização de Minas. Com a criação da Agência Metropolitana, para harmonizar e dar coerência a todos esses esforços, vamos aprofundar e diversificar o diálogo administrativo e político com a Granbel e seus dirigentes”, disse o governador.
Agência Minas