A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) afirmou que, durante o apagão que atingiu dezoito Estados na noite de terça-feira (10), pelo menos 191 mil consumidores residenciais ficaram sem energia elétrica das 22h15 às 23h30 em Minas Gerais. Ribeirão das Neves foi uma das áreas mais atingidas, juntamente com Belo Horizonte, Sete Lagoas e Nova Lima.
A Cemig disse ainda que, durante o blecaute, a carga de energia distribuída caiu cerca de 30%, de 6,8 mil megawatts para 4,9 mil megawatts. A empresa disse que divulgará, até o final da manhã, um relatório com o número de consumidores industriais afetados. Na manhã desta quarta-feira, o fornecimento de energia estava normalizado em BH e interior do Estado.
Falta de Luz
Segundo o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, o problema ocorreu na hidrelétrica de Itaipu devido a uma falha das linhas abastecidas por Furnas. Com 20 unidades geradoras e 14 mil megawatts de potência instalada, a usina binacional de Itaipu fornece 19,3% da energia consumida no Brasil e abastece 87,3% do consumo paraguaio.
De acordo com o Operador Nacional do Sistema (ONS), cerca de 17 mil megawatts de potência - o equivalente a toda a energia necessária para o Estado de São Paulo - foram perdidos com a pane, o que impossibilitou o fornecimento para as demais regiões.
Notícias
Ribeirão das Neves foi atingida pelo apagão
-
Redação -
- Geral