A partir desta segunda-feira (9) e até quarta-feira (11), cerca de 600 pessoas, entre gestores de órgãos de governança metropolitana, de instituições e entidades públicas e representantes da sociedade civil, estarão discutindo o planejamento metropolitano, incluindo a gestão regional, especialmente a questão da mobilidade urbana. Essas discussões se darão no âmbito da II Conferência Metropolitana da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), que acontece na Torre Alta Vila, na capital, e vai fazer um balanço institucional da estratégia metropolitana, das ações de governo e das políticas públicas em curso.
Organizada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana (Sedru) e pela Agência de Desenvolvimento da RMBH, a Conferência contará ainda com a participação de secretários de Estado, prefeitos de capitais e gestores de outras regiões metropolitanas do País, como Campinas, Recife, São Paulo, ABC Paulista e Porto Alegre, além dos prefeitos e presidentes de Câmaras dos 34 municípios da RMBH e dos 14 do Colar Metropolitano.
Segundo o secretário de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana, Dilzon Melo, “este é o maior evento do Estado para a RMBH, já que envolve todas as instâncias metropolitanas, órgãos e entidades governamentais, sociedade civil, além de grandes especialistas na temática”. Na visão do diretor geral da Agência de Desenvolvimento da RMBH, José Osvaldo Lasmar, a Conferência “é um novo marco na consolidação da estratégia de planejamento e coordenação das políticas metropolitanas”.
Múltiplas atividades
Nos três dias da conferência serão realizadas palestras, debates, oficinas e colóquios, com a presença de especialistas, técnicos e pesquisadores, abordando experiências locais, estaduais, nacionais e internacionais. Na sessão de abertura, segunda-feira, às 9h, será apresentada a peça teatral “Se Esta Rua Fosse Tua” pelos alunos do Teatro Universitário da UFMG, com direção do professor Fernando Antônio de Melo (Limoeiro) e tema voltado para despertar a consciência metropolitana.
Logo após à solenidade de instalação da Conferência, serão abertos o Salão Metropolitano, onde serão expostos projetos, ações e marcos estruturantes que mostram os novos rumos do desenvolvimento da Região, e o Armazém Metropolitano, um espaço de expressão da cultura metropolitana, por meio de exposição de peças de artesanato e degustação de produtos típicos da RMBH.
Ainda na parte da manhã, terá lugar a conferência “Desafios contemporâneos das metrópoles no mundo e alternativas de superação – novas tendências”, por Edésio Fernandes Júnior.
Na parte da tarde (14h), será realizado o painel “Os desafios da mobilidade metropolitana”, com a participação de representantes de outras capitais brasileiras. Às 17h, durante reunião da Granbel, o secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Fuad Noman, falará sobre “Mobilidade Urbana: Desafios do Transporte de Massa na RMBH”. No mesmo horário, ocorrerá reunião do Fórum Metropolitano, que discutirá “O papel do Poder Legislativo Municipal no processo decisório metropolitano”.
Ainda às 17h, haverá uma reunião especial da Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa e da Frente Parlamentar Pró-RMBH, com palestra do professor Gustavo Gomes Machado sobre o tema “A Assembleia Legislativa e o Desenvolvimento Urbano Sustentável da RMBH.
Agência Minas