A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana (Sedru)promoveu, nessa segunda feira (17), em Belo Horizonte, o Seminário de Consolidação do Diagnóstico do Projeto Desenvolvimento Sustentável do Vetor Norte e Área de Influência do Contorno Viário Norte (Rodoanel) com foco na Redução da Pobreza e Desigualdade Social da Região Metropolitana de Belo Horizonte, onde foi apresentado e discutido o diagnóstico elaborado nas oficinas microrregionais e temáticas ocorridas nos meses de maio a julho.
Além da discussão do diagnóstico, o Seminário teve o objetivo de consolidar a mobilização social, articulando os atores da sociedade envolvidos nas temáticas discutidas nas oficinas de Habitação e Dinâmica Imobiliária, Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico e geração de emprego e renda, Juventude, segurança e vulnerabilidade e transportes.
O seminário encerra a 1ª etapa do Projeto Desenvolvimento Sustentável do Vetor Norte. A próxima oficina microrregional acontece em Matozinhos no dia 27 de agosto e marca o início da fase de proposições, segunda parte do programa, na qual serão levantadas as propostas e prioridades de investimentos para a região norte da RMBH. O objetivo é reduzir a desigualdade social e a pobreza, estimulando o desenvolvimento econômico ambientalmente sustentável. No final do programa será apresentado o Plano de Investimentos de Capital (PIC).
Até o momento, aproximadamente 1.000 pessoas participaram das oficinas e seminários, entre autoridades e membros da sociedade civil. “O projeto Desenvolvimento Sustentável Vetor Norte em Área de Influência do Contorno Viário Norte é o subproduto do Plano Diretor Metropolitano, mesmo com a previsão do término dos encontros previsto para outubro o Programa ainda vai continuar”, afirmou a subsecretária de Desenvolvimento Metropolitano, Maria Madalena Franco Garcia.
O projeto “Estratégias de Desenvolvimento e Redução da Pobreza” envolve 16 municípios da RMBH que hoje recebe empreendimentos como a Linha Verde, a Cidade Administrativa do Estado, o Aeroporto Industrial e o futuro Rodoanel. Embora se espere um crescimento econômico para a região com esses novos investimentos, há também o receio de acentuar os problemas de desigualdade sócio-espaciais, e é exatamente isso que a Sedru pretende prevenir.
Agência Minas