Cerca de 25% das obras de pavimentação do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), em Ribeirão das Neves já estão concluídas, totalizando cerca de 15 quilômetros de ruas calçadas com pedras poliédricas. O trabalho está mais adiantado nos bairros que compõem o chamado lote 1, Rosaneves, Barcelona e Alicante, onde o percentual de calçamento sobe para aproximadamente 60% das mais de 70 vias que serão beneficiadas. No lote 2, composto pelos bairros Neviana, Jardim Colonial e São Luís, as obras só deslancharam a partir de março deste ano. O projeto inclui, ainda, nessa primeira etapa das obras, a instalação de redes coletoras e interceptoras de esgoto, com quase 60 quilômetros de extensão; complementação da malha de distribuição de água e mais de 16 quilômetros de serviços de drenagem, além de intervenções para contenção de erosões.
Só no bairro Rosaneves já foram pavimentados cerca de 7 quilômetros das 40 ruas que serão calçadas até o final dessa etapa de obras, prevista para ser concluída até o final deste ano. Essas vias, que representam praticamente 100% da malha viária do bairro, também receberão sarjetas e calçadas de pedestres.
O calçamento de seis quilômetros de 20 ruas, previsto para o bairro Barcelona já ultrapassou os 50%. Está praticamente concluída a instalação de 6 km de interceptores e coletores de esgoto. Também será feita drenagem pluvial e recuperação de erosões, além da pavimentação de 1 km da Avenida Maranhão que contemple 2 pistas. No bairro Alicante, cerca da metade dos serviços de pavimentação, pouco mais de 1 km de ruas, estão prontos. Já no Sevilha B, algo em torno de 20% dos trabalhos de calçamento, iniciados em junho, estão encerrados. Ao todo serão 800 metros de calçamento poliédrico e 1,2 km de pavimentação asfáltica na Avenida Maranhão.
Lote 2
Dos bairros do lote 2, o calçamento está mais adiantado no Jardim Colonial, onde cerca de 15% das 53 vias que serão pavimentadas, num total de 22 km, estão prontas, incluindo as ruas Colibris, Pavões, Condores 2 e as alamedas dos Azulões e dos Condores. Em mais da metade das ruas já foi concluído o trabalho de implantação das redes coletoras de esgoto e de distribuição de água. A água das chuvas será escoada para o córrego local, através das obras de drenagem que estão sendo realizadas. No bairro Neviana o calçamento poliédrico começou pelas ruas 5 e 10 e está na fase inicial. Vão ser beneficiados 15 km de 33 vias em todo o bairro, além de rede de drenagem.
Há ainda frente de obras no bairro São Luiz, executando serviços de drenagem e de implantação de redes de água e de coleta de esgoto. A previsão é de que o calçamento seja concluído em breve. Há uma preocupação da Prefeitura Municipal, que financia parte dos R$ 140 milhões do PAC Neves, junto com o Governo Federal, em adiantar ao máximo as obras antes que tenha início o período das chuvas. Para o prefeito Walace Ventura, o ritmo acelerado das obras em Neves é reflexo da fiscalização e do compromisso assumido pelo presidente Lula quando esteve na cidade: "Vamos continuar com todos os esforços para que possamos entregar estas obras para a comunidade antes mesmo do prazo final de execução", afirma o prefeito. Além disso, o prefeito disse que já está tentando junto ao Governo federal a ampliação do PAC para outros bairros de Ribeirão das Neves.
Prefeitura Municipal de Ribeirão das Neves