Vigilância aos procedimentos de higiene, reuniões de pais, distribuição de material didático, utilização de sabão líquido, papel toalha, álcool em gel, copos descartáveis ou garrafas individuais são algumas das ações que serão implementadas nas escolas estaduais com o retorno das aulas no dia 10 de agosto. O objetivo é evitar a disseminação do vírus da gripe Influenza A (H1N1). As ações foram discutidas nesta terça-feira (4) durante três encontros que reuniram cerca de 500 diretores das escolas estaduais da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) na Escola Estadual Maurício Murgel, em Belo Horizonte. Juntas, essas escolas atendem mais de 500 mil estudantes de 43 municípios.
A Secretária de Estado de Educação(SEE), professora Vanessa Guimarães Pinto, participou dos três encontros. No período da manhã, a palestra para os educadores foi feita pela coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Márcia Cortez, e as duas palestras do período da tarde foram feitas pelo médico infectologista Frederico Figueiredo Amâncio, da mesma instituição. A apresentação da Secretaria de Estado de Saúde está disponibilizada para consulta e reprodução no Portal da Educação.
Durante os encontros, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) anunciou a distribuição de cinco mil kits para a rede pública estadual. Cada kit contém um jornal mural, folhetos educativos, jornal cartilha, adesivos para banheiros, uma caixa de luvas e uma caixa de máscaras. A máscara deverá ser usada somente em alunos que apresentarem febre e as luvas, em professores ou funcionários que tiverem contato com o aluno até a chegada dos pais.
A distribuição dos kits terá início na quinta-feira (6). Nesse mesmo dia, outra importante ação será desenvolvida: o Canal Saúde vai fazer um programa especial sobre Influenza A para orientar e responder todas as dúvidas dos profissionais de educação. O programa, que acontecerá das 15 às 16 horas, será disponibilizado em três mil pontos em todo o Estado – unidades básicas de saúde (UBS), Centros Viva Vida e nas gerências regionais de Saúde. Participarão do programa a secretária de Estado de Educação, Vanessa Guimarães Pinto, o secretário-adjunto de Saúde, Antônio Jorge, e técnicos da Secretaria de Estado de Saúde.
Agência Minas