A Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte discutiu, nessa quinta-feira (23), as estratégias para o desenvolvimento integrado do turismo na RMBH, dentro do Workshop “Turismo: Desenvolvimento e Identidade Metropolitana”. Foram apresentadas e discutidas as ações do turismo em Minas Gerais, a diversidade cultural e natural do Estado, a Linha Lund, o turismo de negócio e o Circuito Cultural Praça da Liberdade.
O evento contou com o apoio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e foi realizado no âmbito do Projeto Estruturador da Região Metropolitana de Belo Horizonte, gerenciado por pela secretária-adjunta de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana, Maria Coeli Simões Pires.
O diretor geral da Agência Metropolitana, José Osvaldo Lasmar, afirmou que o desenvolvimento integrado do turismo está na pauta da Agência, porque é uma atividade indutora do desenvolvimento socioeconômico. De acordo com o dirigente, o turismo pode contribuir muito para o desenvolvimento sustentável e ainda qualificar o crescimento da metrópole. “Esse desenvolvimento para ser sustentável deve ser em sentido amplo: cultural, social, econômico, o que é diferente de simplesmente crescer”, afirmou Lasmar.
Participaram do workshop representantes dos municípios de Baldim, Ribeirão das Neves, Raposos, Nova Lima, Santa Luzia, Jaboticatubas, Esmeraldas, Sabará, Contagem, Brumadinho, de nove instituições públicas e privadas e das secretarias de Reforma Agrária, de Desenvolvimento Regional e Política Urbana e de Turismo, da Belotur, Acminas, Instituto Inhotim, Instituto Horizontes, Instituto Euvaldo Lodi e Circuito Veredas, além de técnicos da Agência Metropolitana e empreendedores do setor.
Agência Minas