Jovens em cumprimento de medidas socioeducativas de Minas Gerais vão ter a oportunidade do projeto Diálogos da Juventude. O projeto promove encontros para discutir assuntos de interesse dos jovens e é realizado pela Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude.
Como primeira etapa do processo, funcionários dos centros de medidas socioeducativas, como diretores, dentistas, terapeutas ocupacionais, pedagogos e agentes, participaram nessa terça-feira (30) da capacitação para Multiplicadores do Diálogos da Juventude, em Belo Horizonte.
Para o coordenador Especial da Juventude da Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude, Roberto Tross, o projeto chega aos centros como uma medida de inclusão e de protagonismo juvenil. “Acredito que o trabalho de reinserção deve ser feito já no cumprimento socioeducativo e o projeto Diálogos da Juventude se apresenta como uma ferramenta importante para ventilar essa concepção da integração e do novo olhar sobre ele, sobre o próximo e sobre o meio em que vive, mesmo estando sob privação de liberdade. Contamos com vocês para replicar entre esses jovens sobre a possibilidade de um mundo melhor”, disse o coordenador aos multiplicadores.
Para Debora Veloso Santos, que trabalha na unidade de Montes Claros, os jovens receberão de maneira positiva o projeto. “Eu acredito na ressocialização e acredito que esses temas serão bem aceitos por eles”. O agente do centro de Justinópolis, distrito de Ribeirão das Neves, Wanderley Pereira, completou: “Quanto mais atividades desenvolvermos, maiores serão nossos retornos.”
Agência Minas