A Emater-MG, a Prefeitura de Ribeirão das Neves e a Associação dos Artesãos de Ribeirão das Neves (EcosturArte) realizam nesta terça-feira (23), o 1º Encontro dos Profissionais da Costura e da Moda do município. O evento será das 13h30 às 16h30 no Centro de Convenção do CAIC.
A EcosturArte é uma associação composta por grupos de mulheres de quatro bairros do município de Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. As artesãs fabricam bolsas com material reciclado, como restos de filmes de radiografias, e os botões das bolsas são feitos com o aproveitamento das embalagens de detergente e creme dental. Além disso, a Associação fabrica chaveiros, colares e brincos reaproveitando materiais doados por lojas.
De acordo com a presidente da Associação, Giovana Gomes, o objetivo do projeto é desenvolver produtos que não agridam o meio ambiente, e proporcionar renda para as 30 artesãs da EcosturArte, já que todas recebem um percentual sobre as peças produzidas. “Esse primeiro evento da Associação é muito gratificante para nós, pois é sinal de que nosso trabalho está sendo reconhecido”, completou Giovana. Ainda segundo ela, a expectativa é de que o evento incentive outras mulheres a aderir à Associação.
Haverá também o lançamento de um banco de tecidos, retalhos e linhas, que vai funcionar como uma reserva de materiais para os grupos de mulheres artesãs da Associação. Todo o material doado pelas empresas que apóiam o projeto ficará à disposição para suprir a demanda de material de produção das peças. “Isso é para evitar que as artesãs tenham que comprar o material”, explicou Giovana.
Agência Minas