Moradores de Ribeirão das Neves já podem usar os serviços prestados pelo Núcleo de Atendimento às Vítimas de Crimes Violentos (NAVCV), inaugurado nesta terça-feira (16), em Justinópolis. O serviço oferece atendimento jurídico, social e psicológico às vítimas de crimes violentos e seus familiares. No local, as vítimas vão contar com uma estrutura completa, dois psicólogos, duas assistentes sociais, um advogado e um coordenador.
Com a inauguração de mais um NAVCV, Minas passa a ter cinco núcleos: Belo Horizonte, Ipatinga, Montes Claros, Governador Valadares e Ribeirão das Neves. O NAVCV atende todo tipo de vítimas de crimes, mesmo que tenha ocorrido há mais tempo.
“O núcleo evita que a vítima fique peregrinando para resolver esse tipo de problema. No local, a população encontra três tipos de atendimentos no mesmo lugar: jurídico, psicológico e social. Além disso, o serviço possibilita a criação de um banco de dados, que pode subsidiar o Estado e o município na elaboração de políticas públicas específicas para a cidade”, disse a superintendente de Integração de Política de Direitos Humanos, Márcia Martini, durante a cerimônia de inauguração.
O NAVCV é coordenado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), em parceria com o município. O prefeito de Ribeirão das Neves, Walace Ventura, comemorou a inauguração do serviço e ressaltou a importância das políticas de prevenção para combater a violência. “Temos que reconhecer o esforço do Governo do Estado no sentido de oferecer condições para o atendimento das vítimas de crimes violentos e seus familiares. Mas, além disso, é preciso identificar os problemas para enfrentá-los por meio de ações de prevenção que possam minimizar o sofrimento da população”.
O núcleo funciona na rua João de Deus Gomes, nº 30, bairro Justinópolis. No mesmo local, a população tem acesso a outros dois programas sociais: o Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) e o Bolsa Família.
Agência Minas