Opções não vão faltar para quem escolher as cidades de Minas Gerais como destino no feriado de Corpus Christi, de 11 a 14 de maio. Além de encontrar o tradicional espetáculo da fé e os coloridos tapetes de serragem, o turista tem ainda a oportunidade de vivenciar a religiosidade mineira em meio às ladeiras históricas e a arquitetura colonial do Estado.
A Secretaria de Estado de Turismo preparou um roteiro com destinos que permitem ao turista acompanhar a programação religiosa e visitar igrejas, museus e demais atrativos de cada destino. Ouro Preto, Sabará, Congonhas, Diamantina, Tiradentes, São João del-Rei e Mariana – famosas cidades históricas de Minas Gerais – são alguns exemplos onde a emoção das celebrações religiosas dão o tom especial no feriado de Corpus Christi.
Ouro Preto, Mariana, Diamantina e Congonhas
A antiga Vila Rica do Pilar, hoje Ouro Preto, situada a 99 quilômetros de Belo Horizonte, é um dos principais destinos mineiros durante o feriado. A cidade, integrante da Associação do Circuito Turístico do Ouro, fica ainda mais bela coberta pelos tapetes coloridos e inicia sua festa de Corpus Christi com uma missa às 7h do dia 11, no Santuário Nossa Senhora da Conceição. Em seguida, haverá procissão, percorrendo as ladeiras históricas da cidade.
Na vizinha Mariana, que foi a primeira capital do Estado (conhecida como “Cidade Matriz de Minas”), a procissão vai sair da Igreja Nossa Senhora de Assunção, às 7h, dia 11, acompanhada de crianças vestidas de anjos, passando por ruas repletas de tapetes e sacadas ornamentadas com colchas e toalhas de renda.
Em Congonhas, não poderia ser diferente. A cidade dos 12 profetas do mestre Aleijadinho promove as comemorações com missa solene às 7h, dia 11, na Matriz de Nossa Senhora da Conceição, e depois os fieis partem em procissão até a Igreja do Bom Jesus de Matozinhos.
Sabará, Tiradentes e São João del-Rei
Em Sabará (também na região turística do Circuito do Ouro) – na Região Metropolitana de BH – e em Diamantina, localizada no Vale do Jequitinhonha, a programação prevê a celebração do “Corpo de Deus” com a tradicional procissão e missas durante toda a quinta-feira (11).
Na Associação do Circuito Turístico Trilha dos Inconfidentes, Tiradentes e São João del-Rei chamam atenção pelas comemorações. Tiradentes promove uma procissão, a partir das 17h, do dia 11, partindo da Matriz de Santo Antônio. Já no município histórico de São João del-Rei, a missa está prevista, também do dia 11, para as 9h30 na Catedral Nossa Senhora do Pilar e às 15h sairá também a procissão até o centro histórico da cidade que vai estar com as ruas enfeitadas.
Outras cidades de Minas Gerais
A vocação religiosa do povo mineiro, traduzida na emoção das celebrações e na beleza das procissões, está expressa por todo o Estado. Além disso, cidades como Caxambu, São Lourenço, Extrema, Camanducaia, Capitólio, Santana do Riacho, Alfenas, Poços de Caldas e Araxá destacam-se pela referência na atração de visitantes, que vêm ao Estado em busca do turismo religioso.
Na Associação do Circuito Turístico das Águas, Caxambu e São Lourenço comemoram o feriado de Corpus Christi. Em Caxambu, as celebrações acontecem no Poliesportivo Júlio Garcia, já na madrugada do dia 11, a partir das 5h, com procissão saindo da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Consolação. Já em São Lourenço, as comemorações seguem do dia 11 até o dia 14 de junho.
Nos municípios de Extrema e Camanducaia, localizados na região turística Serras Verdes do Sul de Minas, as celebrações religiosas começam logo pela manhã do dia 11 e seguem por toda à tarde com missas, procissões e adoração do Santíssimo.
Agência Minas