O concurso da Secretaria de Estado de Defesa Social de Minas Gerais (Seds) regido pelo Edital 07/2013, que aconteceria neste domingo (23), foi adiado depois que as provas destinadas a Divinópolis foram roubadas. Segundo o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), que executa o concurso, o crime aconteceu nesta quarta-feira (20), em São Paulo. Ainda não foi prevista a nova data para as provas.
Ainda de acordo com o IBFC, dois suspeitos armados abordaram os motoristas dentro da cidade de São Paulo, no momento em que eles embarcavam as provas que seguiam para o Centro-Oeste mineiro. Eles roubaram o veículo e os malotes com as provas.
O concurso oferece 1.390 vagas para cargos das carreiras assistente executivo de Defesa Social, analista executivo de Defesa Social e médico da área de Defesa Social, e não envolve os editais para seleção de agentes penitenciários e socioeducativos lançados recentemente pela Seds. Além de Divinópolis, as provas aconteceriam em Belo Horizonte, Barbacena, Curvelo, Divinópolis, Governador Valadares, Ipatinga, Juiz de Fora, Lavras, Montes Claros, Patos de Minas, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Teófilo Otoni, Uberaba, Uberlândia ou Unaí.
A Seds comunicou que a nova data das provas será publicada do Diário Oficial do Estado e que "a suspensão visa a preservar a segurança, a lisura e a isonomia do processo de seleção entre os candidatos, por meio da elaboração de novas provas".