Os alunos do Cebrac, da unidade de Ribeirão das Neves, vivenciaram situações em que puderam aplicar todo o conteúdo ministrado nos cursos durante a I Feira do Empreendedor, realizada nesse sábado (11), na sede da instituição. Sob supervisão dos professores, os jovens simularam empresas de vários segmentos, principalmente alimentício e design gráfico, e colocaram em prática o aprendizado adquirido.
De acordo com o coordenador do Cebrac, José Carlos Souza, os trabalhos de criação e planejamento das empresas fictícias começaram há dois meses e, desde então, os estudantes tinham encontros semanais em grupo para dar sequência nos trabalhos. "Existia o nervosismo por ser a primeira vez, mas ficamos muito satisfeitos com os resultados", afirmou.
Ainda segundo José Carlos, cerca de 450 alunos participaram do projeto. “Eles foram agrupados em empresas de aproximadamente 10 pessoas cada, e elaboraram o plano de negócios e a viabilidade financeira para a participação na feira. Todo o trabalho foi desenvolvido pelos alunos, sob orientação dos professores. O mérito é todo deles", comentou.
As alunas Aline Gabriele e Juliana Vieira participaram da empresa 5M Tortas. Elas relataram que foram realizadas várias reuniões para elaborar o planejamento, e viram no projeto a chance de uma maior preparação para o mercado. "A experiência com o público, especialmente na hora da venda, foi o que mais chamou nossa atenção. Estamos mais confiantes para procurar um emprego ou, quem sabe, montar o próprio negócio", afirmaram.
Já Paloma Vieira e Wallana Willen optaram pelo ramo de sanduíches naturais por já terem experiência na montagem do produto e por ser algo que fosse ao mesmo tempo gostoso e saudável. "A maior dificuldade que tivemos foi para descobrir a quantidade certa de cada ingrediente para montar os sanduíches. No nosso plano de negócios são 5 opções diferentes", avaliaram.
O professor de tecnologia Dianini Santos acompanhou de perto o trabalho dos estudantes e credita o sucesso da feira à união e a mesclagem de boas ideias. "Se eles quiserem montar uma empresa a partir de agora ficaria muito mais fácil, pois já colocaram tudo em prática após o desenvolvimento desse trabalho", analisou.