All for Joomla All for Webmasters

Cooperativa de materiais recicláveis busca apoio para dobrar produção e gerar mais empregos 

Você sabia que a Ribeirão das Neves tem uma cooperativa que trabalha com materiais recicláveis? A Coomarrin (Cooperativa de Materiais Recicláveis de Ribeirão das Neves) atua há 15 anos no município transformando itens que seguiriam para o lixo em matéria prima para empresas.

Os cooperados trabalham com papel, papelão, plástico, garrafa pet, vidro e outros materiais, transformando-os em fardos que são repassados para um terceiro. No entanto, as dificuldades do trabalho ficaram ainda maiores depois que a cooperativa perdeu a ajuda de um caminhão que o poder público municipal cedia para a coleta em residências e empresas nos quatro cantos da cidade.

De acordo com a coordenadora da Coomarrin, Eunice dos Santos, há dois anos a Prefeitura cortou a cessão do caminhão sob alegação de redução de custos, o que fez a produção da cooperativa despencar. "Já chegamos a ter 20 colaboradores, mas hoje temos apenas 9 depois que ficamos sem o caminhão, pois com a produção atual não conseguimos pagar todo mundo. Atualmente, produzimos cerca de 25 toneladas por mês, e com a ajuda deste veículo podemos chegar a 50 toneladas", afirmou.

Sem o caminhão, a Coomarrin depende da entrega do material reciclável em sua sede por moradores e empresários da região. Quem tiver interesse em ajudar pode levar as doações no galpão da cooperativa, que fica na rua João Lélio Nogueira Filho, 2.131, bairro Status, próximo ao Hospital São Judas Tadeu.

Segundo Eunice, o prefeito Junynho Martins (PSC) já se reuniu com a direção da cooperativa e prometeu ajudar, mas a Coomarrin ainda aguarda uma decisão do chefe do Executivo. Atualmente, a Prefeitura já custeia o aluguel do galpão e algumas contas de caráter permanente.

Em nota, a Prefeitura de Ribeirão das Neves informou que, já na linha de apoio às ações da Coomarrin, firmou convênio com o Centro Mineiro de Referência, aderindo ao projeto "Minas Reciclando Atitudes, Repensando o Futuro", que será o responsável pela condução e implementação das ações junto a cooperativa no município. A administração municipal também garantiu que um caminhão será cedido à Coomarrin no prazo de aproximadamente 60 dias.

Importância que vai além

Além de gerar emprego e renda, o trabalho da Coomarrin é um importante agente também na questão ambiental, pois auxilia na limpeza urbana e desvia o lixo que seria despejado nos aterros sanitários para as linhas de produção de empresas que também geram mais empregos e mais renda aos munícipes.

Para o futuro, a cooperativa sonha em ver a coleta seletiva implantada em Ribeirão das Neves e trabalha na construção de um novo galpão de triagem na Avenida A, entrada do bairro Porto Seguro, com a ajuda de recursos do Governo Federal.

 

0
0
0
s2smodern

bg contorno