Ribeirão das Neves reinaugurou, nessa quarta-feira (13), o Viveiro Municipal de Mudas. O espaço, que produz as mudas plantadas em toda a cidade, passa a se chamar Geralda Meira Olímpio. Após dois meses em obras, a área verde localizada na região central do município terá diversas atrações para o público.
A nova estrutura do viveiro conta com um orquidário e sementeira, que vai abrigar as mudas que serão plantadas na cidade. Será o primeiro orquidário público da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Também haverá uma casa de sombreamento para acolhimento de mudas provenientes de medida compensatória, além de um terceiro espaço de sombreamento e a sede da Superintendência de Gestão Ambiental do município.
Com 1.400m de extensão, a intenção, segundo o Executivo, é transformar o local em um ambiente de educação ambiental, criando trilhas ecológicas para que os visitantes possam ter contato com a fauna e a flora. Cursos de jardinagem, paisagismo e produção de flores serão disponibilizados no viveiro. Uma parceria entre a Prefeitura e um presídio feminino vai permitir que detentas cuidem das plantas cultivadas no espaço verde.
A prefeita Daniela Corrêa (PT) destacou a relevância para o município em ter um viveiro de mudas. "É um ambiente muito bonito para receber a comunidade. Um espaço educativo para conscientizar os moradores sobre cuidados com o meio ambiente. Além disso, teremos um local adequado para produção de novas mudas e flores", disse.
A promotora de justiça, Gisele Ribeiro de Oliveira, curadora do Meio Ambiente, Adaptação e Urbanismo e do Patrimônio, Histórico Cultural em Ribeirão das Neves, explicou o trabalho realizado pelo Ministério Público voltado para o viveiro de mudas. "Temos diversas pessoas na cidade com dívida para com o Meio Ambiente, já que cometeram ações ilícitas. Sendo assim, eles precisam recuperar os danos que praticaram e compensar o município com os danos que causaram. Desta forma, o MP empreendeu esforço para que uma destas pessoas fizesse a compensação no viveiro de mudas", explicou.
Ao caminhar pelo área verde do espaço, é possível ver micos, tucanos, esquilos e outros animais. Ipês, palmeiras, coqueiros, Pau Brasil são algumas das espécies encontradas no viveiro de mudas. O viveiro de Mudas fica na rua das Laranjeiras, 41, bairro São Luís, em Ribeirão das Neves.