O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros Metropolitano (Sintram) está tentando implantar a roleta dupla nos ônibus da Grande BH. A medida, segundo o sindicato, tem como objetivo inibir a evasão no transporte coletivo e aumentar a segurança dos usuários.
De acordo com o Sintram, as roletas duplas já estão em fase de testes na região metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Passada essa fase, e se aprovada pela Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop), órgão gestor, a roleta será implantada em toda a RMBH.
A medida, porém, já foi alvo de polêmica em Ribeirão das Neves em 2016, quando as duas empresas que operam na cidade resolveram instalar as catracas duplas por conta própria, sem a devida autorização da Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes (SMST). Na época, a Rodap e a Saritur tiveram que recuar e retirar o equipamento dos veículos.
O Sintram, no entando, argumenta que melhorias foram feitas nos equipamentos que estão sendo testados agora. "As catracas que estão sendo instaladas foram adaptadas – são mais largas –, contemplando, assim, eventuais limitações e dificuldades de locomoção de gestantes, obesos e pessoas com mobilidade reduzida", disse, em nota.
O sindicato das empresas também garante que vários usuários já têm manifestado satisfação com as medidas que visam diminuir a evasão, que "onera o sistema e prejudica o usuário pagante".