Motorista e cobradores da Região Metropolitana de Belo Horizonte decidiram iniciar uma greve da categoria a partir desta segunda-feira (24). A decisão foi tomada por unanimidade em assembleia realizada na tarde desta quinta-feira (20) e é válida por tempo indeterminado.
Na primeira assembleia, realizada durante a manhã, parte dos profissionais da categoria votaram a favor da paralisação. "Estamos em negociação e até hoje não tivemos nenhuma proposta de reajuste salarial", explicou o diretor do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes e Rodoviários de BH e região (STTRBH), Camilo Moreira.
Não há previsão de que as linhas rodem em escala mínima, mas segundo Moreira, a medida será cumprida caso haja determinação judicial.
Entre as reivindicações dos trabalhadores estão o reajuste salarial de 21,5%, de acordo com a inflação, jornada de trabalho de seis horas, estabelecimento de piso salarial para trabalhadores que vão atuar no Move e fim da dupla função para motoristas, que em alguns casos têm que fazer a cobrança das passagens além de dirigir.
Segundo o sindicato, as empresas de ônibus tiveram uma redução tributária de 7,65%, o que poderia permitir o reajuste dos salários.