No início do ano, o RN.net publicou uma matéria informando que a BR-040 iria ganhar 10 radares de controle de velocidade em um trecho de 70 km entre Belo Horizonte e Sete Lagoas. Apenas em Ribeirão das Neves, iriam funcionar cinco aparelhos num trecho de aproximadamente 10 km entre o primeiro e o último.
Entretanto, a maioria dos detectores de velocidade, apontados pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) como uma solução para diminuir os acidentes, ainda não funcionam. De acordo com o órgão, nenhum dos radares instalados na rodovia está funcionando e a previsão é que os aparelhos existentes entrem em operação ainda em 2012. Segundo o DNIT, uma empresa será contratada nacionalmente para administrar todos os radares do país.
Enquanto isso, o trecho da estrada oferece risco. Alguns motoristas sabem que os radares não estão multando e, por isso, não respeitam os limites de velocidade impostos pelas placas. Outros condutores que desconhecem a situação acabam respeitando a sinalização e diminuem a velocidade.