All for Joomla All for Webmasters

Detran/MG estabelece nova regra para o exame de direção

O exame de direção ficará mais rigoroso a partir de março, em Minas Gerais, quando começa a valer uma nova regra estabelecida pela Resolução 168 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). O candidato à habilitação deverá realizar a baliza na primeira parte do teste e, caso não consiga estacionar o veículo, a avaliação será encerrada. A expectativa do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran/MG) é de que a mudança aumente o índice de aprovação e agilize a avaliação.

A nova instrução, divulgada pelo Detran/MG, inclui a marcação, por cones, da área utilizada para a realização da baliza, determinada por examinadores. O candidato terá três oportunidades para tentar estacionar o veículo no espaço delimitado, considerando as condições da via e respeitando o tempo máximo de cinco minutos para categoria B (automóveis). Após a realização da manobra de forma correta, o segundo examinador entrará no veículo para dar continuidade à avaliação. Caso contrário, não haverá a necessidade de percorrer todo o trajeto para saber se o aluno será aprovado.

A informação sobre a nova regra repercutiu positivamente nas auto-escolas, segundo o presidente do Sindicato dos Proprietários de Centros de Formação dos Condutores de Minas Gerais, Rodrigo Fabiano da Silva. Para ele, o fato de apenas um examinador permanecer dentro do veículo, enquanto outro acompanha do lado de fora, proporcionará transparência ao processo, além de deixar o condutor mais tranqüilo. “A presença de outras pessoas, incluindo candidatos, observando a avaliação inibirá interpretações erradas”, diz. Silva ressalta ainda que, atualmente, muitos candidatos à habilitação entram no veículo abalados psicologicamente e se sentem intimidados com a existência de dois examinadores já no início da prova. “Muitos CFC já estão buscando novas informações e meios de se adequarem à regra, sem criar qualquer tipo de empecilhos aos alunos. Com certeza a partir de março a pressão será menor”, conclui.

Agência Minas

0
0
0
s2smodern

bg contorno