O município de Ribeirão das Neves inaugurou, nesta quarta-feira (20), uma nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Batizada “Acrízio de Menezes”, ela vai proporcionar maior qualidade de vida e tranquilidade para cerca de 160 mil pessoas.
Um dos grandes objetivos do projeto é modernizar o atendimento, fazendo com que o hospital, as policlínicas e a UPA possam trabalhar de maneira integrada, com uma unidade complementando os serviços da outra, além de proporcionar aos pacientes um atendimento diversificado no próprio município, evitando que eles precisem migrar para outros locais, como Belo Horizonte.
Com investimento da ordem de R$ 5 milhões, recurso proveniente do Governo de Minas, a UPA receberá, ainda, um investimento de aproximadamente R$ 700 mil/mês para custeio dos serviços. O secretário de Estado de Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques, comemorou o impacto positivo na área de saúde da região. “Nós precisamos ter a ousadia e a coragem de quebrar paradigmas, como fizemos criando esta parceria público-privada com a Fundação Benjamim Guimarães, que vai modificar todo o panorama da saúde e será modelo e copiado em outras UPAs”.
O secretário adiantou a informação da criação de outra UPA no município, no bairro Veneza, além da adequação do Hospital São Sebastião para que futuramente funcione ali um Centro Viva Vida. Ele também revelou que o Estado vai destinar ao município verba suficiente para climatizar toda a UPA inaugurada.
De acordo com o prefeito de Ribeirão das Neves, Wallace Ventura Andrade, este é um momento ímpar para a cidade, que irá melhorar de forma singular a qualidade de vida dos moradores. Ele também destacou a fundamental atuação da SES neste processo de criação da UPA.
A administração da unidade será executada pela Fundação Benjamim Guimarães (Hospital da Baleia), sugestão apresentada pelo secretário de Estado de Saúde, graças à expertise em gestão de saúde desenvolvida pela Fundação, que conseguiu maximizar bons resultados, qualidade do serviço e economia de recursos, além de ser uma exitosa parceria público-privada.
Segundo a presidente da Fundação, Tereza Guimarães, a inclusão da entidade neste processo e o gerenciamento da UPA refletem a gestão responsável e de destaque no Estado e entre hospitais filantrópicos de todo país. “Valorizaremos a ação humanizada em saúde, trazendo para cá um sistema de gestão totalmente informatizado, ressaltando nosso compromisso com a segurança e qualidade que a população merece”, destaca.
Urgência e emergência
A unidade da UPA instalada no bairro Justinópolis, em Ribeirão das Neves, região que abriga mais de 100 bairros, incluindo o sub-distrito de Areais, funcionará 24 horas por dia, em caráter de urgência e emergência, oferecendo especialidades como clínica médica, ortopedia e pediatria. Serão 14 médicos cirurgiões; 42 clínicos, 1 clínico horizontal; 21 médicos pediatras; 14 ortopedistas e 158 funcionários divididos entre o setor administrativo e assistencial, totalizando 250 funcionários.
Com a expectativa de atender a cerca de 300 pessoas por dia, a UPA contará com 12 enfermarias adulto feminino; 12 enfermarias adulto masculino; 2 leitos de isolados; 3 leitos box de emergência; 11 leitos infantis (entre berços e cama). No total a estrutura contará com mais de 30 leitos.
“É muito importante e mais seguro a população ser atendida no município, cuidamos de cada detalhe para que isso acontecesse e hoje entregamos este sonho que é uma UPA com muita tecnologia, humanidade, ética e respeito ao cidadão”, ressaltou o secretário Municipal de Saúde, João Marcelo Guimarães de Abreu. As salas são equipadas para casos de fraturas, traumas leves e procedimentos clínicos de urgência, como infarto e acidentes vasculares cerebral, além de socorro imediato, em casos graves de ferimentos à bala, diversos tipos de acidentes e queimaduras.
Agência Minas