Para nortear prefeitos e secretários municipais acerca das ações e demandas na área da saúde nos municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), foi realizada nesta terça-feira (15), em Esmeraldas, reunião itinerante da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Granbel). Durante o encontro foi apresentada uma série de prioridades pelos secretários municipais de saúde.
Dentre os temas, foram destacados o financiamento da saúde e construção do Sistema Único de Saúde (SUS) – Emenda 29; distribuição de recursos entre os municípios da mesma microrregião; definição de planejamento metropolitano de ações; custeio da rede de Urgência e Emergência já implantada e funcionamento das novas unidades de Pronto Atendimento (UPA).
Presente no encontro, o secretário de Estado de Saúde, Marcus Pestana, avaliou o desafio da saúde, uma vez que o município é a porta de entrada para o tratamento de saúde. “O desafio da saúde é prioritário para qualquer agenda governamental e se coloca de forma mais rigorosa na realidade metropolitana. É preciso que os municípios priorizem os desafios com clareza e planejamento estratégico”, disse.
Pestana lembrou, ainda, a proposta que será apresentada ao Ministério da Saúde (MS) no fim desta semana para a implantação do SAMU Regional e das UPAs. “A idéia é, na região Central, principalmente na Região da Metropolitana, criar um SAMU com uma central única, como em Montes Claros, funcionando em rede”, informou.
Além disso, está prevista, em parceria com os governos federal, estadual e municipal, a construção de 15 UPAs para atender a demanda reprimida de toda a região, nas cidades de Belo Horizonte, Contagem, Vespasiano, Sabará, Betim, Ribeirão da Neves, Santa Luzia, Brumadinho, Nova Lima, Esmeraldas, Pedro Leopoldo, São Joaquim de Bicas, Caeté, Igarapé e Mateus Leme.
Forum
Na ocasião, também foi criado o Fórum Metropolitano de Secretários Municipais de Saúde que irá acompanhar junto aos órgãos de Saúde todas as questões inerentes aos municípios metropolitanos. Levará as dificuldades, reivindicações e sugestões de alternativas para solucionar os problemas e facilitar o andamento dos processos dos municípios, além de promover a troca de experiências e interação entre os secretários municipais de Saúde da RMBH.
“Os municípios têm um grande poder de mobilização de diversos setores do poder público. Acreditamos também que o encontro na Granbel é um claro sinal dessa vontade de trabalhar em conjunto e levar mais dignidade à população que necessita dos serviços de saúde”, declarou o prefeito de Lagoa Santa e presidente da Granbel, Rogério Avelar.
O evento contou com a presença de prefeitos, secretários municipais de Saúde e autoridades da RMBH, do deputado estadual Ademir Lucas e representantes das Gerências Regionais de Saúde que abrangem a região – GRS Belo Horizonte, GRS Sete Lagoas e GRS Divinópolis.
Agência Minas