Apesar de Minas Gerais ter alcançado 101,19% de cobertura, vacinando mais crianças do que o esperado, a coordenadora ressalta que a meta entre crianças de 5 e 6 anos ainda não foi alcançada. “Precisamos nos empenhar, já estamos próximos dos 90%”, ressaltou.
Segundo Tânia, a campanha oferece mais uma oportunidade para as crianças que ainda não se vacinaram e também para as que necessitam tomar uma segunda dose. “Para isso, as superintendências e as gerências regionais estão orientando os municípios sobre a necessidade de manter estratégias e ir atrás dos faltosos”, reitera.
A vacina continua sendo o meio mais eficaz de prevenção contra o sarampo, por isso é fundamental levar as crianças a uma Unidade Básica de Saúde.
Sintomas
Febre, tosse seca e intensa, coriza, conjuntivite e manchas vermelhas atrás da orelha, pescoço ou coluna são sintomas de sarampo, que é extremamente contagioso. Ele é transmitido de pessoa a pessoa através das secreções expelidas ao tossir, espirrar, falar e até mesmo respirar, o que torna as crianças bastante suscetíveis ao vírus.
Agência Minas