Serviços, lazer e combate à Dengue. Foi nesse ritmo que aconteceu no último sábado (2) a Ação Global - Todos Contra a Dengue, na praça de Justinópolis, em Ribeirão das Neves.
O evento, realização do Sesi-MG e da Globo Minas, com apoio da Prefeitura Municipal, ofereceu aos presentes serviços de utilidade, promoveu a conscientização no combate à Dengue e propiciou um momento de lazer às pessoas.
De acordo com Lina Rezende, coordenadora do Ação Global, foram oferecidos 33 serviços diferentes para as cerca de 2 mil pessoas que estiveram presentes. Ao todo, 400 voluntários ajudaram a construir a enorme festa de cidadania.
A população pôde fazer a troca de materiais que são propícios à reprodução do mosquito transmissor da Dengue, como latinhas, garrafas pet e pneus velhos, por caixas de leite. Ainda segundo Lina, a troca desses materiais, a emissão da carteira de identidade e o corte de cabelo foram os serviços mais procurados. As latas, garrafas e pneus arrecadados serão doados ao projeto Recicla Neves, que transformará tudo em produtos reciclados e artesanato.
As crianças puderam brincar na cama elástica, balões infláveis e mesas de totó, além de terem a oportunidade de navegar em um aplicativo desenvolvido pela Secretaria de Estado da Saúde no Orkut, o Dengue Ville, onde puderam simular ações de prevenção e combate à Dengue na comunidade virtual.
O evento contou também com a participação dos atores Kleber Toledo e Marina Rui Barbosa, da novela 'Morde e Assopra', da TV Globo. As celebridades levaram ao público mensagens sobre a conscientização da população em relação ao combate à Dengue. Os fãs foram ao delírio com a participação das estrelas no palco.
Avaliação
O secretário municipal de saúde, João Marcelo Guimarães, avaliou positivamente o evento e ressaltou a sintonia entre os serviços disponíveis neste sábado e os que têm sido realizados pela pasta: "A Ação Global reforça as ações que estão sendo feitas no município, com uma equipe itinerante, voltada para o trabalho intersetorial e multidisciplinar, trabalho este feito nas escolas e em todas as instituições públicas e até privadas, fora a questão dos trabalhos de bloqueios químicos. O Estado veio, trouxe o Dengometro, fez a campanha de troca de material de lixo por leite, nos ajudando neste multirão da limpeza", disse.
O mecânico Sebastião Ramalho e a educadora Iva Peres levaram os três filhos para tirar documento de identidade e também aprovaram a iniciativa: "É importante pois a gente aproveita para tirar um documento ou fazer um corte de cabelo. Já haviamos participado na Cidade dos Meninos há uns 10 anos, está aprovadíssimo", salientou o Sr. Sebastião.
A dona de casa Ivanilda de Souza observou atentamente o trabalho dos voluntários e fez uma curiosa observação: "O evento é muito bom, é uma pena que tenha tão poucas vezes e tão pouco tempo de duração", reclamou.