A Fundação Hemominas comemora, nesta terça-feira (14), o Dia Mundial do Doador de Sangue. Para a comemoração deste ano, a Organização Mundial da Saúde (OMS) estabeleceu o tema “Mais sangue. Mais vida”. A OMS também promove a campanha “Pintando o mundo de vermelho”. O objetivo é conscientizar a população, por meio de ações culturais, sobre a importância e a necessidade de hemocomponentes seguros.
Segundo a OMS, 93 milhões de pessoas doam sangue, anualmente, em todo o mundo. Delas, cerca de 46 milhões estão em países desenvolvidos. Ainda segundo a organização, 62 países relataram que coletam mais de 99% de sangue de doadores voluntários, ou seja, pessoas que não recebem nada em troca para realizar a doação. Em 2007, apenas 57 países tinham esse procedimento.
Na Fundação Hemominas, o Dia Mundial do Doador de Sangue é lembrado anualmente e as unidades celebram o dia com uma programação diversificada. O Hemocentro de Belo Horizonte começou sua programação no domingo (12). Uma ação conjunta com a Cruz Vermelha de Minas Gerais foi realizada no Parque Municipal.
Nesta terça-feira (14), o hemocentro abraça a campanha da OMS “Pintando o Mundo de Vermelho”, com a presença de 15 artistas plásticos que, inspirados pelo tema da campanha, pintam telas no próprio Hemocentro, das 14h às 17h30. A programação cultural no hemocentro se inicia às 9h e incluiu ainda show musical, recreação infantil e um café da manhã especial. O Hemocentro de Belo Horizonte fica na Alameda Ezequiel Dias, 321.