O Controle de Zoonoses afirma que um obstáculo que o agente encontra no dia a dia são os números de casas fechadas. Para tentar minimizar esse problema, a Zoonoses realizará ações intensificadas de resgate aos imóveis fechados. Essa ação começou no último sábado (19), em bairros das Regiões Sanitárias III e V, em Justinópolis (Paraíso das Piabas, Cristais, Nossa senhora da Piedade), quando foram resgatados um total de 856 casas fechadas durante o trabalho de rotina.
Segundo o Supervisor em Saúde e Controle de Vetores e Zoonoses do município, Ricardo de Souza Oliveira, a região de Justinópolis tem merecido atenção especial nos últimos anos, pois apresenta um histórico de grande concentração de casos de dengue. “Para auxiliar o setor de Zoonoses, uma equipe de educação em saúde tem feito trabalhos educativos junto à população com o objetivo de sensibilizá-la em relação aos riscos da dengue, uma doença que mata, daí a necessidade de se ter os moradores como parceiros no combate ao mosquito,” explica.
Ainda segundo Ricardo, mesmo com a redução no número de casos e no índice IIP, a população tem que continuar colaborando para a eliminação dos focos do mosquito.
Município diminui casos de Dengue
O quadro comparativo de casos de dengue notificados nos anos 2010 e 2011 apresenta uma queda no número de casos, com relação ao mesmo período de 2010. Em 2010 foram 248 casos notificados. Em 2011, são 77 casos notificados. Essa queda é o resultado das ações que realizadas em todo município e que mantém a dengue sob controle na cidade.
De acordo com a Coordenadoria Municipal de Zoonoses, o índice de infestação predial (IIP), que mede a intensidade de infestação pelo mosquito transmissor da dengue, em janeiro de 2010, foi de 4,5%, já em janeiro de 2011, o índice foi de 3,5%. Mas o IIP desejado é 0,9%, o que diminui os riscos de transmissão da dengue.
O município tem trabalhado para atingir esse índice, pois as medidas de combate ao mosquito continuam sendo realizadas de forma rotineira pelo Controle de Zoonoses da Prefeitura. A cada 2 meses, o agente de controle de zoonoses visita a casa do morador para orientá-lo quanto à eliminação de focos de água parada.