Em funcionamento desde o último dia 20 de novembro, a UPA de Justinópolis - Unidade de Pronto Atendimento Acrizio Menezes -, já atendeu centenas de pessoas nos procedimentos de urgência e emergência, cumprindo efetivamente a sua missão.
Segundo a diretora técnica da UPA, Carolina Trancoso, 95% dos pacientes cujos os casos especificados em urgência emergência foram atendidos. Dessa forma, a UPA tem cumprido o seu papel de diminuir o sofrimento das pessoas, tem salvado vidas e também diminuindo a possibilidade de sequelas em um grande número de pacientes. " O importante é a UPA não perder o foco na urgência e emergência, salvando vidas", salienta Carolina.
Os termos urgência e emergência podem significar também humanização, ou seja, o objetivo da UPA é atender e acolher os pacientes de forma humanizada a qualquer cidadão. Porém, o cidadão precisa entender o que é atendimento de urgência e emergência que a UPA vai atender.
O atendimento na UPA
A UPA atende especificamente uma emergência clínica do organismo, ou seja, um ferimento a tiro, uma agressão, a acidentados, enfartados, pessoas com sintomas de AVC (derrame) sangramentos, hemorragias e convulsão. A população tem outras emergências, outras necessidades, como um atestado de saúde que precisa apresentar lá firma para poder fichar, reconhecemos que é uma situação de emergência, mas não é uma situação que a UPA vai resolver, então nem toda a situação de emergência sentida pelo cidadão a UPA pode resolver.
Prestando atenção na palavra humanização, a direção da UPA vem colocando em prática o atendimento humanizado, o que tem representado sucesso no atendimento. Dessa forma,a UPA acolhe o cidadão dentro dos quadros apresentados e primeiro o paciente passa por um enfermeiro para ser classificado, sabendo a priori qual é a sua urgência.
Para isso a UPA utiliza um protocolo de classificação de risco. Essa classificação é utilizada no mundo inteiro, é internacional. O quadro afixado na recepção, que é um banner informativo chama a atenção das pessoas para a forma de atendimento.
A cor vermelha é a cor que direciona o paciente com parada cardíaca, com convulsão e com traumas graves e de inconsciência. A cor laranja é para pacientes com suspeita de enfarto, crise asmática grave. A cor amarela é para pacientes com cólica renal ou dor abdominal intensa. O verde e azul são para os pacientes que não apresentam tanta urgência, ou seja, eles não vão ser atendidos primeiro.
Carolina Trancoso informa também que, nos primeiros 30 dias de funcionamento, cerca de 15 mil pessoas circularam pela UPA,o que significa que a unidade tem ficado sempre cheia, considerando a presença de acompanhantes.