O Instituto Federal de Educação e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) vai oferecer vagas para 44 cursos superiores em 14 unidades via Sisu. No campus Ribeirão das Neves, são 17 vagas para o curso Bacharelado em Administração matutino e 17 para o de Tecnologia em Processos Gerenciais noturno. A nota obtida no Enem, que estarão disponíveis a partir desta quinta-feira (18), será o critério de seleção para ingresso dos candidatos.
Os candidatos podem pesquisar aqui por curso, universidade ou município. As inscrições terão início no dia 29 de janeiro e ficam abertas até às 23h59 do dia 1º de fevereiro de 2018.
Para se candidatar, quando o sistema abrir a inscrição, é necessário acessar o site do Sisu, informar o número de inscrição e a senha do Enem 2017 e escolher, por ordem de preferência, até duas opções nas vagas ofertadas pelas instituições participantes do programa.
Durante o período de inscrição, o sistema calcula uma vez por dia a nota de corte para cada curso, com base no número de vagas disponíveis e nas notas dos candidatos inscritos. O candidato pode, durante esses dias, modificar sua opção quantas vezes quiser. É importante lembrar que o Sisu considera somente a última inscrição concluída.
Quem não tiver a senha de acesso poderá solicitá-la por meio do link "orientações para recuperação de senha", disponível na página do Enem.
Resultados e matrículas
Será realizada apenas uma chamada para matrícula, no dia 2 de fevereiro e os candidatos selecionados devem efetuar a matrícula na instituição escolhida entre os dias 5 e 7 do mesmo mês. Os que não forem selecionados para a sua primeira opção de curso poderão participar da lista de espera, entre 2 e 16 de fevereiro. Para isso, deverão acessar o seu boletim, na página do Sisu, e manifestar o interesse.
A participação em lista de espera somente poderá ser feita na primeira opção de curso escolhida. Havendo vaga disponível, a convocação dos candidatos para realização das matrículas nas chamadas seguintes será feita pela instituição de ensino. Assim, é importante que o interessado acompanhe as convocações junto à instituição na qual está participando da lista de espera.
De acordo com o IFMG, não há impedimento para que candidatos que tentaram vagas no processo seletivo próprio também se inscrevam pelo SISU.