O Conselho Universitário da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) decidiu, nesta quarta-feira (5), por 32 votos a 18, que a instituição utilizará o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em substituição à primeira etapa do Vestibular, para ingresso em 2011. Eventuais mudanças na segunda etapa do concurso serão avaliadas e divulgadas pela Universidade dentro de 30 a 40 dias.
“Todos reconhecemos que o Enem é um avanço em relação ao sistema convencional, por ser um exame nacional, de boa qualidade, progressista, que dá oportunidade a todos os estudantes secundaristas do Brasil”, disse o reitor Clélio Campolina ao final da reunião. “Esperamos que essa seja uma etapa para que se elimine, em algum momento, o Vestibular”, completou. Segundo Campolina, a decisão é válida para todo o sistema de ingresso na UFMG, incluindo cursos presenciais e na modalidade a distância.
O calendário das provas do Vestibular UFMG 2011 já estava definido, com realização da primeira etapa no dia 28 de novembro de 2010 e a segunda de 3 a 7 de janeiro de 2011. Com a decisão, os candidatos a vagas na UFMG deverão se submeter ao Enem, que será realizado nos dias 6 e 7 de novembro. “Teremos que aguardar o resultado do Exame Nacional, previsto para 6 de janeiro, e imediatamente fazer apenas um cruzamento de dados e programarmos a segunda etapa”, explica o reitor.
Campolina lembrou que todos os países desenvolvidos adotam um sistema nacional de avaliação e que algumas das principais universidades brasileiras usam o Enem como mecanismo de ingresso. “Acredito que essa medida terá importante efeito de pressão para a melhoria do ensino público nos níveis fundamental e médio”, avalia.