Os estudantes da rede pública de ensino de Ribeirão das Neves vem apresentando, nos últimos levantamentos, alternância no alcance das metas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) entre as etapas das séries do ensino fundamental, que vai do 1º ao 5º ano e do 6º ao 9º ano. O levantamento foi feito com base nos dados da rede pública divulgados nessa quinta-feira (8) pelo Ministério da Educação (MEC).
Na primeira etapa do ensino fundamental, os alunos nevenses tiveram Ideb observado em 5,4 e 5,7 nos anos de 2013 e 2015, cujas metas projetadas eram 5,2 e 5,5, respectivamente. Já nos anos finais, não bastasse o não cumprimento da meta, os jovens apresentaram queda no índice, de 4,0 para 3,9 nos mesmos períodos, quando as metas eram de 4,2 e 4,6, respectivamente (veja quadro abaixo).
Apenas metade dos municípios brasileiros vem atingindo, desde 2007, as metas Ideb para os anos iniciais do ensino fundamental nas escolas públicas. Nos anos finais, do 6º ao 9º ano, a porcentagem cai para 18,9%. Em toda a série histórica, entre as capitais, apenas cinco batem as metas para os anos finais e 14 para os anos iniciais.
O Ideb é um indicador de qualidade dos ensinos fundamental e médio, divulgado a cada dois anos. O índice é calculado com base em dados sobre aprovação e desempenho escolar obtidos por meio de avaliações do MEC. Desde a criação do indicador, em 2005, foram estabelecidas metas que devem ser atingidas por escolas, prefeituras e governos estaduais.
Com informações da Agência Brasil