Durante os dias 20, 21 e 22 de junho, professores e alunas do curso de Magistério da E. E. Pedro de Alcântara Nogueira, realizaram o “I Seminário Educação Infantil em Debate”, com o intuito de promover reflexões sobre temas relevantes da educação e ampliar o olhar para questões que envolvem a infância, as crianças, suas singularidades, diferenças e a prática pedagógica na primeira etapa da educação básica, a Educação Infantil.
Foram três dias de intensos estudos, debates, palestras, divulgação de pesquisas científicas realizadas pelas alunas do magistério nas escolas públicas municipais, relatos de experiências, apresentações artísticas e culturais de artistas nevenses, exposição de trabalhos, entre outras atividades. Temas como Inclusão, Bulling, o brincar, cuidar, educar, formação de professores, políticas públicas, desenvolvimento infantil e aprendizagem, direitos das crianças, entre outros foram amplamente dialogados.
No último dia, participaram do seminário o secretário municipal de educação, Marcelo Horta, e a presidente do conselho municipal de educação, Zuma. Ambos foram convidados para compor uma mesa redonda debatendo e esclarecendo dúvidas sobre o panorama atual da Educação Infantil em Ribeirão das Neves, onde questões importantes que envolvem o atendimento, a oferta e a qualidade da educação infantil no município foram discutidas. Também foi cobrado do governo a ampliação do atendimento da educação da infantil com a construção de novas creches, formulação de políticas públicas, diretrizes curriculares municipais e valorização dos profissionais da educação, através da consolidação de um plano de carreira eficaz e promissor.
Segundo a organizadora do evento, professora Karine Fernanda, o seminário foi o primeiro passo para que novas ações de promoção à educação de qualidade sejam realizadas em nosso município; o contexto atual da Educação Infantil em Ribeirão das Neves não atende a demanda de educação de crianças, em especial ás de 0 a 3 anos, em creches públicas; é preciso construir novas escolas de educação infantil, tendo em vista o cumprimento da meta 01 do plano decenal de educação que prevê a universalização até 2016, a Educação Infantil na pré-escola para as crianças de 4 a 5 anos de idade e ampliar a oferta de Educação Infantil em Creches de forma a atender, no mínimo, 50% das crianças de até 3 anos até o final da vigência deste PNE.
"As creches e pré-escolas têm como centralidade o pleno atendimento à criança. Por essa razão, esses constituintes são fundamentais para garantir seu desenvolvimento integral, a formação da identidade e a ampliação de suas experiências", avaliou.
O exercício da solidariedade também esteve presente no seminário, agasalhos e alimentos foram arrecadados e três famílias carentes do nosso município foram beneficiadas com as doações.