A Secretaria de Estado de Educação (SEE) vai realizar, em 2016, o Programa Escola Aberta Minas Gerais, iniciativa que vai proporcionar a abertura de 1.632 escolas nos finais de semana. Participam do programa escolas estaduais localizadas em territórios de vulnerabilidade social, em que a oferta de espaços de lazer e cultura é escassa. Entre as escolas que irão participar da iniciativa estão as escolas estaduais Carmélia Gonçalves Loff e Filomena Catizani, em Ribeirão das Neves.
De fevereiro a julho deste ano, as escolas que participam do Programa Escola Aberta Minas Gerais deverão abrir seus portões no sábado ou no domingo e ofertar atividades que contarão com a participação não só dos alunos, mas também de toda a comunidade escolar. Cada escola deverá ofertar de três a cinco oficinas, que deverão abordar pelo menos um desses campos: memória, cultura, artes e educação patrimonial; promoção da saúde; esporte e lazer; e comunicação, uso de mídias e cultura digital e tecnológica. A escola deverá funcionar durante seis horas diárias no sábado ou no domingo.
De acordo com a pasta, as atividades deverão ser ministradas por oficineiros voluntários. Deverão ser escolhidos representantes da comunidade do entorno da escola ou de projetos parceiros com competência e habilidades específicas. O número de oficineiros convocados deverá estar de acordo com o plano de atendimento realizado pela escola. Eles vão receber um ressarcimento pelo voluntariado que será referente à alimentação e ao transporte no valor de R$ 48 por final de semana.
A Secretaria de Estado de Educação está encaminhando para as escolas orientações que irão auxiliar na criação do plano de atendimento. Todas as escolas participantes da iniciativa deverão criar seus planos.