Termina neste domingo (1º) o prazo de inscrição para os cursos técnicos gratuitos do Programa de Educação Prodissional (PEP). Os interessados em participar da seleção devem preencher o formulário de inscrição no site www.educacao.mg.gov.br. O PEP oferece cursos de formação profissional aos alunos do 2º e 3º anos do ensino médio da rede pública estadual; aos jovens e adultos que já concluíram o ensino médio, sem limite de idade, e aos estudantes do Curso de Educação de Jovens e Adultos (EJA), na modalidade presencial. São 74 opções de cursos técnicos que integram o Catálogo de Cursos Técnicos da Rede, em todas as áreas do conhecimento.
No dia 15 de março próximo será realizado o exame de seleção, com provas de Língua Portuguesa e Matemática. O resultado das provas será divulgado na internet a partir do dia 30 de março e as aulas serão iniciadas em maio. Até o momento, mais de 230 mil jovens já se inscreveram em Minas. Os cursos técnicos mais procurados são os de Segurança do Trabalho, Informática e Gestão do Meio Ambiente.
Formação
O objetivo do PEP é atender à crescente demanda dos jovens mineiros por mais e melhores oportunidades de acesso à formação profissional técnica de nível médio gratuita. O programa é desenvolvido pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE), em todas as regiões do Estado. Além Paraíba, Andrelândia, Brumadinho, Igarapé, Janaúba e Mateus Leme são alguns dos municípios que foram incluídos nesta terceira edição do PEP.
Em 2009, o Programa de Educação Profissional vai contratar novas 30 mil vagas nas instituições credenciadas, 20 mil delas no primeiro semestre. No total, o programa vai oferecer 45 mil novas vagas, nas instituições credenciadas, conveniadas e nas escolas da rede estadual de ensino. O programa vem promovendo a rápida expansão da formação profissional em nível médio em todas as regiões de Minas, aproveitando a capacidade já instalada de escolas técnicas profissionalizantes. A estratégia de implantação abrange escolas estaduais de nível médio, escolas credenciadas (sistema S e particulares) e escolas conveniadas (federais, municipais e filantrópicas), que compõem a Rede Mineira de Formação Profissional. O programa teve início em 2008 e, este ano, totaliza a oferta de 89 mil vagas. A meta para os próximos anos é atingir 110 mil vagas.
Agência Minas