Dezenove escolas públicas da rede metropolitana de Belo Horizonte, parceiras do Movimento Ecos, concorreram à premiação do Projeto Socioambiental Inovador do ano de 2015. Entre as vencedoras está a Escola Municipal Professora Luiza Maria de Souza, de Ribeirão das Neves, cujos trabalhos foram coordenados pelo professor e analista ambiental Elmo Júlio de Miranda e Souza.
A escola ficou entre 8 finalistas na categoria água e se pré-classificou em 1º lugar na disputa com duas escolas. Ano passado a escola ficou em 2º lugar, recebendo troféu e premiações, inclusive recepção executiva aos magistrados.
O Movimento Ecos viabiliza assessoria às escolas públicas, incentivando-as a desenvolver temas e atividades que norteiam e preocupam a sociedade, como preservação, conservação ambiental e sustentabilidade, inclusive social.
Atualmente são 34 escolas cadastradas na iniciativa, sendo 20 em exercício de atividades que se desenvolvem durante todo o ano letivo. No final de cada exercício, escolhe-se os melhores projetos, propostos pelo movimento, em 4 categorias: água, energia, resíduos sólidos e projetos no plano da educação ambiental. O projeto é apoiado pela faculdade de ensino superior Dom Helder Câmara.
Além de premiado, o trabalho desenvolvido pela escola ajudou na criação de uma consciência interna, gerando mudanças e economia. Com atividades de conscientização sobre o consumo da água e o não desperdício, a escola trabalhou na comunidade e dentro da escola a questão da economia e o uso consciente com funcionários e alunos. Essas atividades contavam pontos para a avaliação final.
A unidade de ensino também colocou em prática os planejamentos e metodologias desenvolvidos para o projeto. O objetivo era reduzir gastos, impactos e desperdícios de tudo relacionado à água. Além disso, algumas propostas fizeram a diferença, como o monitoramento das contas mensais e diminuição dos gastos através das mudanças de comportamento e troca dos equipamentos, como torneiras e outros recipientes.