O Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) deu início, nessa terça-feira (27), às inscrições para o Vestibular e Exame de Seleção 2016/1, que podem ser realizadas até dia a 1º de dezembro. Ao todo, são 3.594 vagas, sendo 2.220 vagas para cursos técnicos (integrados e subsequentes) e 1.374 vagas para superiores (bacharelado, tecnologia ou licenciatura).
Em Ribeirão das Neves, serão ofertados os cursos superior de tecnologia em Processos Gerenciais, bem como os subsequentes em Administração e Logística, sendo um total de 35 vagas para cada um.
As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet. A taxa é de R$ 50,00 para candidatos a cursos técnicos e de R$ 70,00 para os de nível superior. As provas serão realizadas no dia 20 de dezembro. Para os cursos técnicos, o horário será das 14 às 18h. Já para os superiores, das 8h às 12h30.
No site do Instituto, estão disponíveis os editais dos cursos técnicos integrados, técnicos subsequentes e cursos superiores.
Inscrição
O candidato deverá efetuar o pagamento da taxa de inscrição através da Guia de Recolhimento da União (GRU) Cobrança, em qualquer agência bancária ou correspondente bancário. O pagamento da taxa deve ser feito em dinheiro ou débito em conta corrente até o dia 2 de dezembro (consulte os editais). O comprovante definitivo de inscrição poderá ser consultado e impresso a partir do dia 15 de dezembro. Caso ocorra algum problema, o candidato deve entrar em contato com a Copeves pelo Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
Os pedidos de isenção de taxa de inscrição podem ser feitos entre 27 de outubro e 6 de novembro, conforme edital específico.
Sisu: oportunidade em dobro
Você pode tentar as vagas dos cursos superiores de duas maneiras: via Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e também pelo vestibular. No Vestibular e Exame de Seleção 2016/1 serão ofertadas 50% das vagas dos cursos superiores e no Sisu serão ofertadas as demais vagas. O Sisu utilizará as notas do Enem 2015, conforme edital.
Cotas
São reservadas 50% das vagas dos cursos superiores e dos técnicos subsequentes aos candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas e 50% das vagas dos cursos técnicos integrados aos candidatos que tenham cursado o ensino fundamental em escolas públicas. Basicamente, há três critérios de classificação dentro do sistema: o primeiro está ligado ao fato do aluno vir de escolas públicas, o segundo, relacionado à renda familiar per capita e, o terceiro, à autodeclaração de cor/etnia.