As obras do novo campus do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) em Ribeirão das Neves estão a todo vapor. O diretor João Bosco Perdigão recebeu nossa reportagem nessa quinta-feira (17) e mostrou as futuras instalações do instituto na cidade, próximo ao Estádio Municipal, e que hoje funciona de maneira provisória na Cidade dos Meninos.
No terreno com 56,6 mil m2, já foi erguida a parte estrutural, que contempla salas de aula, laboratórios de informática, auditório, biblioteca, centro de vivência, refeitório, anfiteatro, ginásio de esportes e quadra externa. Atualmente, estão sendo feitas as intervenções de urbanização.
Segundo Perdigão, uma série de dificultadores ocasionou atraso na entrega do campus. Ele explicou que os projetos seguem um padrão em todo o país e não levam em conta as características locais, principalmente com relação à topografia. Com isso, foram necessárias alterações relevantes, causando inclusive maior impacto financeiro na obra. Além disso, de acordo com o diretor, ainda há alguns obstáculos a serem superados para a entrega do espaço que não dependem diretamente do instituto.
Em relação à mudança para a nova sede, Perdigão explicou que a expectativa é que seja feita já em 2016. Em pleno funcionamento, o espaço terá capacidade de receber até 1.200 alunos, nos três turnos, com um grupo docente de 60 professores e 45 técnicos administrativos.
Sobre os cursos, o diretor explicou que foram definidos mediante estudo do arranjo produtivo local que os cursos oferecidos seriam voltados para as áreas de gestão e negócios. Após a ida para o novo espaço físico, o planejamento é que sejam implantado um curso tecnólogo em logística, já aprovado, e um bacharelado em administração, ainda em fase de estudos.
O professor revelou também que no novo campus serão oferecidos cursos técnicos integrados, onde os estudantes cursam o ensino médio e o curso técnico na própria instituição. A opção de oferecer cursos de nível médio concomitantes, ou seja, em que o estudante frequente o segundo grau em outra escola e faça apenas o técnico no instituto, também deve ser estudada.
Depois de cinco anos na direção da unidade nevense do IFMG, o professor João Bosco Perdigão irá se desligar do campus para dar lugar ao professor Charles Diniz, já indicado pelo novo reitor do instituto que tomará posse nos próximos dias.
Fotos: Divulgação / IFMG