Profissionais e sindicato da educação, representantes da prefeitura, pais, alunos e sociedade civil, participaram, nessa semana, da elaboração do Plano Decenal da Educação de Ribeirão das Neves, que contém metas que objetivam implementar políticas educacionais para a rede pública municipal.
Foram dois dias de discussão em plenária para votação de 20 metas e respectivas estratégias, contemplando todos os níveis e modalidades de ensino, tendo como diretrizes, entre outras, a erradicação do analfabetismo, a universalização do atendimento escolar e a melhoria da qualidade da educação para todos.
O Secretario Municipal de Educação, Marcelo Horta, afirmou que a realização do debate foi um grande passo na construção de uma educação mais ampla e de qualidade no município.
Para Denise Romano, representante do SindUTE, o plano é importante por estabelecer políticas de estado, e não políticas de governo. "A troca de governo (causa) troca de prioridades, o plano decenal estabelece metas que transcende o nome de governo ou partido do governo", afirmou.
A representante sindical afirmou ainda que o plano garante o enfrentamento de questões estranguladoras da rede pública no município, como "o pagamento do piso nacional, a reformulação do plano de carreira, além da questão física, com escolas funcionando em casas adaptadas".
De acordo com a Prefeitura, depois de formatado, o documento seguirá para aprovação na Câmara Municipal. Até junho deverá ser enviado para Brasília, conforme legislação federal.