A Defensoria Pública em Ribeirão das Neves promove, nesta sexta-feira (14), a partir das 15h, na Secretaria Municipal de Educação, uma audiência pública para discutir e traçar metas para a área da infância e juventude na cidade. A discussão sobre o tema foi iniciada com a elaboração do diagnóstico da infância e juventude determinada pela juíza da Vara da Infância da comarca, Lívia Borba, diante da elevada quantidade de processos em trâmite na secretaria da vara, relativos a adolescentes que cometem o primeiro ato infracional ou são reincidentes.
Segundo a defensora pública em atuação na comarca, Daniele Bellettato, "uma das situações mais graves constatadas pelo diagnóstico é o fato de que o Município só tem vagas para menos de 10% da população de crianças com idade para frequentar creches e pré-escolas".
Também será abordada a carência nos atendimentos do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), do Centro de Referência da Assistência Social (Cras), do Núcleo de Apoio Psicopedagógico Infanto-juvenil (Nappi) e Conselhos Tutelares, que funcionam em número insuficiente de unidades e funcionários.
A defensora pública Daniele Bellettato ressalta que o encontro será "uma oportunidade para autoridades do Município, dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, órgãos da rede de proteção à infância e juventude e sociedade civil encontrarem juntos uma solução para os problemas".