Os trabalhadores em educação da rede municipal de Ribeirão das Neves votaram, nessa quinta-feira (24), a favor de uma greve de advertência de 48 horas nos dias 13 e 14 de agosto. A votação foi feita em assembleia no Salão Paroquial da Igreja Matriz, no Centro de Ribeirão das Neves.
Após a assembleia, que foi coordenada pelo Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG), a categoria seguiu em passeata até a porta da Prefeitura de Ribeirão das Neves, onde foi encerrado o ato, com carro de som e palavras de ordem.
A categoria reivindica o pagamento do Piso Salarial Profissional Nacional, 1/3 da jornada para estudo e planejamento, além da mudança de nomenclatura de educador para professor da educação infantil, entre outras questões.
O objetivo do movimento, segundo o sindicato, é que a Prefeitura de Ribeirão das Neves acelere as negociações com os educadores. Caso contrário, a categoria poderá deflagrar greve por tempo indeterminado. A próxima assembleia acontece dia 20 de Agosto.
Resposta da Prefeitura
Em nota, a Prefeitura informou que tem mantido uma mesa de negociação com o Sind-UTE/MG há cerca de duas semanas e, mesmo com as dificuldades financeiras que o município atravessa por conta da baixa arrecadação e de dívidas deixadas por administrações anteriores, a executivo municipal se coloca à disposição para tentar encontrar alternativas que possam beneficiar os trabalhadores.
Ainda de acordo com a Prefeitura, todos os itens que forem apresentados serão discutidos em um momento oportuno. Até agora foram dois encontros e um terceiro já está agendado para semana que vem. Antes desses encontros com os representantes da esfera estadual, o assunto foi discutido com os representantes do sindicato em nível municipal.