Despertar a criatividade é o principal objetivo da oficina de arte oferecida, nesta quarta- feira (29), a alunos do Ensino Médio de escolas estaduais da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Os estudantes, que participam do programa Poupança Jovem do Governo de Minas, aprenderam a construir espelhos decorativos usando materiais reaproveitáveis.
As atividades nas férias começaram no último dia 17, com um jogo no qual os participantes tinham que soletrar corretamente a palavra ditada. Durante a semana, os estudantes participaram também de atividades de desenho e cultura. O fechamento das atividades do primeiro semestre será marcado por muita descontração no próximo sábado (1º/08). Os alunos vão assistir apresentações de grupos de danças, de paródias e participar de brincadeiras na rua de lazer.
Perspectiva de futuro
Para o secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Agostinho Patrús Filho , as ações do Poupança Jovem, geram expectativa de um futuro melhor para adolescentes de áreas de risco. “Os resultados dos programas começam a ser colhidos agora, quando os jovens percebem que o Estado e as pessoas se preocupam com eles, e passam a ter perspectivas de futuro”, afirmou.
Um dos requisitos para se manter no programa é não se envolver com crimes, ressalta Agostinho Patrús. “O jovem sabe que terá um recurso para iniciar um pequeno negócio ou continuar os estudos e isso é uma garantia. Além disso, durante os três anos do programa, ele passa por várias atividades de formação pessoal e social”, acrescenta.
Agência Minas