Cerca de 70 alunos ensino médio e quatro professores da Escola Estadual José Bonifácio Nogueira foram recebidos na sede da Procuradoria-Geral de Justiça de Minas Gerais pela equipe de comunicação da Instituição e pela promotora de Justiça Paula Lino no mês passado. O objetivo da visita era realizar, por meio do projeto Por dentro do Ministério Público, um bate-papo com os estudantes sobre os direitos e deveres de cada cidadão, sobre os problemas de interesse comum da sociedade, sobre as formas de atuação e sobre o papel do Ministério Público dentro da sociedade.
No começo da palestra, que teve como palco o Salão Vermelho, os estudantes assistiram a um vídeo institucional de aproximadamente oito minutos. Em seguida, a promotora de Justiça Paula Lino tomou a palavra. Atuante no Grupo Especial de Promotores de Justiça de Defesa do Patrimônio Público (GEPP) e titular da 2ª Promotoria de Justiça de Santa Luzia, Paula Lino iniciou a palestra fazendo a seguinte pergunta aos visitantes: para vocês, qual é a função de um promotor de Justiça?
Após algumas respostas, ela explicou que muitas vezes as pessoas acham que o promotor de Justiça só tem o papel de acusar. Porém, na prática, não é só isso que ele faz. "O promotor tem a função de ser promotor de Justiça, não de acusação. Se ele quiser entrar no tribunal e pedir a absolvição do réu, ele pode. Eu mesma já fiz isso", contou.
Ela ressaltou a importância da Constituição de 1988, falou sobre suas experiências no cargo, tratou de um tema que está muito presente no dia a dia dos estudantes, o bullying, e ainda deu dicas para eles. "É fundamental que vocês estudem. Acredito que o estudo é como uma luz no fim do túnel", afirmou.
O professor de Educação Física Charles Silva Fraga, disse que ficou impressionado com o projeto e que até ele aprendeu muito com a visita. "Eu tinha uma noção básica do funcionamento da Instituição e do trabalho do promotor de Justiça, mas com a explicação aqui na palestra tudo ficou mais claro", contou.
Jamilson Emmanuel, estudante do primeiro ano do ensino médio, falou sobre a experiência de participar do projeto. "É incrível, eu recomendo a todos que puderem participar. Gostei muito das explicações da promotora de Justiça e de ela ter aberto espaço para que pudéssemos falar", explicou. Ao final da palestra, os alunos visitaram o Memorial do Ministério Público, onde fizeram uma visita guiada com uma historiadora e puderam conhecer um pouco sobre a história da Instituição.
AsscomMPMG